Destaque

Ronco e Apnéia do Sono

O ronco afeta a qualidade de vida dos casais e é extremamente deletério para os relacionamentos.

O que é o Ronco?

O ronco é a vibração dos tecidos moles durante a inspiração e a expiração. Essa vibração é audível e está longe de ser um problema meramente social. Quando o ronco acontece isolado (sem apnéia), ele é chamado de ronco primário ou ronco benígno.

O que é a apnéia obstrutiva do sono?

É um distúrbio grave, onde a respiração para e volta várias vezes durante o sono, devido à obstrução total ou parcial da base da língua e palato mole.

Essa obstrução da passagem de ar, diminui o nível de oxigênio no sangue, fazendo com que o indivíduo acorde para restabelecer a oxigenação.

É uma sindrome de alta prevalência, que se não tratada leva ao surgimento de doenças crônicas de fundo cardiovascular como: arritmias, insuficiência cardíaca, AVC, doença coronariana, pressão alta e síndrome metabólica.

Quais os sintomas mais comuns dos pacientes portadores da sindrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS)?

Normalmente, os pacientes apresentam os seguintes sintomas:

Ronco;
Engasgos noturnos;
Acordar com falta de ar;
Sonhar que está sufocando;
Sonolência e cansaço diurno;
Diminuição da libido;
Irritabilidade;
Prejuízo na memória.

Como é feito o tratamento?

O diagnóstico é feito com a anamnese e exame físico do paciente, associado ao questionário de triagem e a polissografia do sono. O tratamento demanda integração de equipe multidiscilplinar e envolve o médico, o ortodontista e a fonoaudiólogo do sono.

Como o ortodontista atua no tratamento do ronco e da apnéia?

No paciente adulto, o ortodontista atua no tratamento por meio da instalação do aparelho intra-oral de avanço mandibular nos pacientes portadores dessa síndorme. Esse dispositivo atua promovendo o tracionamento direto da língua, mandíbula e estruturas afins, aumentando o volume das vias aéreas, alterando a posição do hióide e a tonicidade muscular, impedindo que ocorra o colapso (obstrução) na região da base da língua e palato mole.

O aparelho intra-oral de avanço mandibular é removível, utilizado durante o sono e é feito sob medida, ou seja, é individualizado para cada paciente. Quando corretamente empregado, permite a supressão parcial ou total do ronco e da SAOS.

É uma opção mais econômica, de fácil confecção e eficaz a longo prazo, normalizando a respiração durante o sono, com considerável redução do índice de apnéia e hipopnéia, resultando em maior qualidade de vida, sem efeitos colaterais e riscos.

No paciente pediátrico, o ortodontista atua no tratamento do ronco e da SAOS, por meio dos tratamentos ortopédicos de disjunção maxilar e tratamentos que direcionam o crescimento e desenvolvimento crânio facial, favorecendo o avanço da mandíbula.​